Reportagem
OS NÚMEROS DO TURISMO EM TABUAÇO

3 anos depois da inauguração da Loja Interactiva de Turismo

Os números são esclarecedores e confirmam Tabuaço como um destino de eleição na Região do Douro de uma faixa etária que se situa entre os 30 e os 50 anos de idade, oriunda de vários pontos do mundo. Fazemos contas ao Turismo, exactamente 3 anos após a inauguração da Loja Interactiva de Tabuaço.

O espaço, inaugurado na presença do autarca Tabuacense Carlos Carvalho e de inúmeras figuras ligadas ao turismo português, nomeadamente da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, além de um representante do Programa Norte 2020, conta hoje com um relatório que soma mais de 9 mil turistas e visitantes não só portugueses mas vindos dos mais longínquos países do mundo, registando turistas oriundos de Israel, Austrália, China, Japão, Taiti, Taiwan, África do Sul, Nova Zelândia, entre outros. Da Europa, os registos apontam para uma frequência de nacionalidades francesa, inglesa, espanhola, alemã, e de crescente procura dos países do norte Europeu, nomeadamente, Islândia, Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca. Já do Leste Europeu regista-se o aumento de turistas da Ucrânia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Croácia, Roménia, Rússia e Sérvia. Brasil, América e Canadá são também países que estão nos registos daquela que outrora foi uma Escola e hoje é um dos mais bem equipados espaços de informação turística da Região, sendo ainda casa para o mais completo relógio do Mundo  - O Rijomax – que tem desempenhado um papel fundamental no sector turístico de Tabuaço.

Para o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carvalho, os números não podiam ser mais satisfatórios na medida em que “falamos de apenas um espaço de 3 anos e só em 2017 Tabuaço recebeu mais de 3.600 visitantes”. Para o autarca “estes resultados são fruto, sem dúvida, de vários esforços conjuntos que vão desde os responsáveis pelos equipamentos turísticos e hoteleiros mas também da forte aposta que se tem feito na promoção e divulgação de Tabuaço enquanto destino turístico de excelência, associada às parcerias que o Município mantém com as várias entidades locais e regionais, e onde o Turismo do Porto e Norte tem um papel fundamental”.

De salientar ainda que o perfil do turista que visita o Território aponta para as faixas etárias entre os 30 e os 50 anos de idade, o que em termos económicos significa que se trata de um turista estável e com poder de compra, mas que pode ainda revelar que o turista que visita Tabuaço procura o que este concelho tem de melhor: produtos endógenos de qualidade, paisagem, tranquilidade, aliada à segurança e ainda equipamentos turísticos capazes de satisfazer umas boas férias em família.

É caso, então, para dizer que se Portugal está na moda, Tabuaço é uma tendência.


Manuela Martins

Outras Reportagens
Publicidade
Vídeos
O covil das bruxas
A noiva
Flores para los muertos